As salsichas frescas com couve lombarda, em arroz...




Ir à casa dos pais é sempre bom, principalmente quando estamos longe. É bom para matar saudades, bom para sentir os cheirinhos que nos fazem recordar aqueles momentos bons de infância ou simplesmente é bom para não fazer nada e estar só ali... é bom!
E também é bom quando a mãe nos pergunta o que nos apetece comer e num dos dias eu disse que tinha saudades de comer salsichas com couve lombarda e foi o nosso almoço :)
Mas depois, quando voltamos à nossa casa e não temos a mãezinha para nos fazer estas comidinhas reconfortantes temos de ser nós a fazê-las. E um dia havia um problema, não me apetecia estar com aquela trabalheira de escaldar a couve, cozer as salsichas, etc etc mas apetecia-me na mesma aquela comida. Então surgiu o arroz de salsichas com couve lombarda.
Algo me diz que a partir de agora o meu pai vai querer sempre assim..... :)

Ingredientes

6 salsichas frescas
1/2 couve lombarda
1 chávena de arroz
2 cenouras
2 cebolas
4 tomates maduros
4 dentes de alho
4 chávenas de caldo de legumes
100ml de vinho branco
1 molho de salsa
sal, pimenta e azeite q.b.

Modo de preparação:
Fazer um refogado com azeite, a cebola e alho picados, deixando ficar bem douradinho. Ao mesmo tempo mas à parte salteiam-se as salsichas para que fiquem bem alouradas por fora, retirar e parti-las em pedaços.
Ao refogado juntam-se as cenouras em cubinhos, os tomates sem pele em pedaços pequenos, a couve lombarda partida em pedacinhos e deixar estufar 5 minutos, tapado. Juntar o vinho branco e deixar o álcool evaporar, destapado.
Enquanto se ferve o caldo, introduzir o arroz e as salsichas, envolvendo tudo muito bem. Juntar o caldo, temperar com sal e pimenta a gosto e deixar o arroz cozer.
Antes de servir, polvilhar generosamente com salsa picada.

Bom apetite!