Bife de Atum com crocante de presunto


Mais uma semana que passou e tanto que ficou por fazer...
Quem definiu que o dia teria 24 horas saberá porque o fez, mas dava tanto jeito que às vezes os dias fossem maiores. Acho que quase todos partilhamos da mesma opinião.
A receita desta semana é um dos peixes mais apreciados e saboreados cá em casa. Gostamos de quase todo o tipo de peixe, mas se formos contabilizar o numero de vezes que cozinho com cada tipo de peixe, quase de certeza que o atum fresco ganha.
Quando o comprarem peçam para vos dar a parte mais perto da barriga porque é mais macia, mas qualquer que seja a parte que tenham comprado têm de ter o cuidado para não o cozinhar em demasia porque irá ficar muito seco.

Ingredientes para 4 pessoas

4 bifes de atum
4 fatias de presunto
1dl de azeite
4 dentes de alho
1 limão
1 molho de coentros
sal q.b.
pimenta q.b.


Modo de preparação:
Numa frigideira larga coloque o azeite e os dentes de alho inteiros e esmagados. Assim que começarem a aquecer, junte os bifes de atum (se os bifes não couberem todos, não os sobreponha, faça em duas vezes), tempere-os com sal e pimenta e deixe em lume médio-alto por uns 2 minutos ou até que comecem a alourar no lado que está em contacto com a frigideira.
Vire-os, regue com o sumo do limão e deixe por mais 2 minutos. Atenção que o tempo pode variar consoante a espessura dos bifes. O peixe deverá ficar com uma ligeira cor rosada para que se mantenham tenros e macios.
Entretanto, parta as fatias de presunto em pequenos pedaços, coloque ao lume uma frigideira anti-aderente e adicione o presunto. Deixe em lume médio-alto, mexendo frequentemente até que este esteja estaladiço.
Na altura de servir, e ainda na frigideira, polvilhe os bifes de atum com os coentros bem picados e com o presunto crocante.

Bom apetite!