Raviolis de Pato



Gosto muito de cozinhar, gosto muito de seguir técnicas antigas que dão um gosto especial aos meus pratos, gosto de saber como se faz desde a raiz... Mas às vezes também gosto de ser um bocadinho batoteira, não são muitas as vezes, mas de vez em quando também gosto de seguir atalhos.
E uma das vezes em que fiz batota foi quando me estavam a apetecer raviolis e não estava com a mínima disposição para fazer a massa, amassar, estender de forma bem fininha, etc, etc... Ainda por cima tinha no congelador pato já cozido e desfiado. Uns raviolis de pato, iam saber mesmo a pato!
Então lembrei-me que tinha a maravilhosa massa wonton no congelador. Realmente, só mesmo os chineses é que têm paciência para estas coisas, para fazer massa bem bem fininha, geometricamente cortada em quadrados, empilhados de forma perfeita!
Esta massa encontra-se facilmente em boas superfícies comerciais ou em supermercados chineses. É óptima!

Ingredientes para 25 Raviolis

1 pacote de massa wonton (normalmente tem 50 folhas)
1 chávena bem cheia de pato desfiado
1 cebola
2 dentes de alho
1 cenoura
6 pés de salsa
1 colher de sopa de mostarda L'Ancienne
1 limão
100ml de vinho branco
100ml de caldo de carne
1 cerveja mini
azeite q.b.
sal q.b.
pimenta q.b.

Modo de preparação:
Faça um refogado leve com a cebola picada, os dentes de alho laminados e a cenoura ralada. Adicione o pato, junte o vinho branco, tape e deixe em lume médio por uns 10 minutos. Tempere com sal e pimenta, polvilhe com a salsa picada e triture este preparado na picadora. Deixe arrefecer quase por completo (não deve colocar a mistura quente por cima da massa, porque vai partir facilmente).
Disponha a massa na bancada e coloque uma colher de chá sobre metade dos quadrados. Humedeça levemente com água o rebordo de cada quadrado e feche com os outros quadrados, calcando bem a toda a volta.
Coloque uma panela com bastante água a aquecer.
Prepare o molho: Numa frigideira leve um fio de azeite a aquecer, junte a mostarda, o sumo do limão, mexa, adicione o caldo de carne (usei o caldo de cozer o pato, que também tinha congelado uma parte) e a cerveja. Deixe o álcool evaporar e tempere com sal e pimenta a gosto.
Quando a água ferver, junte os raviolis, poucos de cada vez. Diz a regra que quando flutuam estão prontos, processo que deverá demorar uns 3 minutos.
Sirva os raviolis com o molho e regue com um fio de azeite.

Experimente trocar o sumo de limão por o de uma laranja e fica com uns deliciosos raviolis de pato com laranja.

Bom apetite!