Beuf Bourgignon - aquela comida de conforto imperdível


Estava eu a fazer umas compras e vi uns cogumelos Portobello maravilhosos. Compro sempre frescos e quase sempre desta variedade, mas estes eram super pequeninos, até pareciam de conserva. Eram perfeitos para esta receita. E até tinha tudo o resto em casa, estava decidido o jantar!
É um verdadeiro manjar. É verdadeira comida de conforto, de inverno.
Há muito tempo que esta receita entrou directa para o meu top de comidas de inverno. Por tudo o que tem de bom e pelo sabor maravilhoso, ainda tem outra vantagem. É mais uma que se coloca no forno, programa-se e voilá, quando chegamos a casa está pronto.
Gosto que na preparação não se suje muita loiça e aqui é só uma frigideira, sempre a mesma. Fantástico!
Ah, faça mesmo com estas ervas, faz toda a diferença.

Ingredientes para 4 pessoas

1kg de carne de novilho
200g de bacon
2 dentes de alho
2 ramos de rosmaninho
2 ramos de tomilho
2 cenouras
150g de cogumelos Portobello
200ml de vinho tinto
2 colheres de sopa bem cheias de farinha
10 cebolas pequeninas
2 folhas de louro
azeite q.b.
sal q.b.
pimenta q.b.

Modo de preparação:
Corte a carne em pedaços e aloure numa frigideira com um fio de azeite. Provavelmente terá de fazer este processo em duas ou três vezes, dependendo do tamanho da frigideira. Atenção que é para alourar e não deixar cozer. Assim que o exterior estiver douradinho, retire para o tabuleiro que vai levar ao forno e reserve.
De preferência use um tabuleiro ou caçarola com tampa, mas se não tiver não faz mal, tape com folha de alumínio.
Juntar à frigideira o vinho e deixar que os sucos e pequenos pedacinhos de carne que tenham ficado na frigideira se soltem, mexendo com uma vara de arames. Assim que o vinho ferver, junte-o à carne.
Aloure o bacon em pedaços e junte também à carne, bem como os alhos esmagados, as folhas de louro e os ramos de tomilho e alecrim.
Na mesma frigideira coloque um bom fio de azeite, as cebolas descascadas mas inteiras e deixe alourar. Junte as cenouras em palitos, deixe mais uns minutos e junte ao tabuleiro.
Tempere tudo o que está no tabuleiro com sal (atenção ao sal que o bacon já tem), pimenta, polvilhe com a farinha e misture bem até dissolver a farinha.
Leve ao forno a 180º, por 2h30m, aproximadamente, tapado.
Passado este tempo junte os cogumelos inteiros e leve ao forno por mais 30 minutos. Pode preparar todo o prato e fazer este último processo na altura de reaquecer para servir.
Sirva com arroz ou puré de batata.

Bom apetite!