O pudim de coco da mãe

 


Olá Olá!
Sei que estive afastada 2 semanas sem avisar nem dizer nada.. Mas o J decidiu ir passar uns dias ao hotel de 5 estrelas aqui de Viana e ficar lá internado uma semana!... Bem, foi um grande susto, mas felizmente já está tudo bem e agora que a vida aqui por casa volta ao normal, as receitas estão também prontas para voltar ao normal.
Obrigada a todos pelas mensagens que me deixaram. É bom saber que tinham saudades... 
E assim, deixo-vos hoje o doce que prometi. Sim não me esqueci que na ultima receita prometi que no dia seguinte era dia de docinho...
Um pudim de coco que é muito fácil de fazer e de desaparecer também, receita que nunca falha, um dos sucessos da minha mãe.
Convém ser feito no dia anterior para que possa estar no frigorífico umas 12 horas. Depois de aberto, aguenta-se muito bem por alguns dias no frigorífico, o que é óptimo porque se conseguirem que sobre, têm aquela guloseima prontinha para comer quando quiserem.
Experimentem no fim de semana, vão adorar!
Bom fim-de-semana!

Ingredientes

400g de açúcar amarelo
2dl de água
250g de coco ralado
1 limão
4 ovos
4 gemas

Modo de preparação:
Numa caçarola, misture o açúcar com a água, leve ao lume médio e assim que começar a ferver, marque 3 minutos exactos. Desligue e retire do lume e adicione de imediato o coco ralado, mexa bem. Junte a raspa do limão, os ovos e as gemas e misture tudo muito bem com uma colher de pau.
Unte uma forma redonda sem buraco com manteiga e polvilhe com açúcar. Deite a mistura na forma e leve ao formo pré-aquecido a 180º, em banho-maria, por 45 minutos, aproximadamente.
Para se certificar que está bom, faça o teste do palito, este deverá sair sequinho.
Retirar do forno, deixar arrefecer e colocar no frigorífico.
No dia seguinte, aqueça ligeiramente a forma, com a chama dos bicos do fogão (caso não tenham fogão a gás, tal como eu também não tenho, coloquem o fundo da forma dentro de água a ferver por uns minutos). Descole os lados da massa com a ajuda de uma faca e desenforme sobre um prato de servir.
O pudim deverá ficar com 2 camadas, numa fica o coco todo e outra mais fina fica com a maioria dos ovos.

Bom apetite!