Bacalhau gratinado com legumes



Olááá!!!
Bom ano a todos!
Não me vou por aqui com "lamechices"... Desejo que todos vocês consigam tudo aquilo que mais querem. Vá, não sejam excêntricos!
Eu consegui partilhar uma das minhas paixões com todos vocês, a culinária! O reunir à volta da mesa os grandes amigos e fazer novos amigos também. É fantástico!
Obrigada por terem estado comigo neste tão pouquinho tempo, mas sabem uma coisa? Vão ter de me continuar a aturar, há muito, muito mais para vos mostrar!

E para começar o ano, tinha de ser com peixe, vá não comecem a refilar. Quem não comeu doces e mais doces, carne e mais carne, e tudo e mais alguma coisa?
Então há que aligeirar um pouco as coisas porque o verão chega num instante e depois custa mais! :)

Ingredientes para 4 pessoas

400g de bacalhau (peso depois de demolhado e limpo de pele e espinhas)
1 alho francês
2 cenouras
1 cebola grande
3 dentes de alho
1/2 chávena de pão ralado caseiro
2 colheres de sopa de maionese
1kg de batatas
1 colher de sopa de manteiga
sal q.b.
pimenta q.b.
azeite q.b.
leite q.b.
noz-moscada q.b.

Modo de preparação:
Coloque o bacalhau num tacho e cubra-o com metade de leite e metade de água. Assim que estiver macio, retire, escorra e reserve todo o liquido da cozedura.
Retire a pele às postas, bem como as espinhas e desfie o bacalhau grosseiramente.
Leve as cebolas em meias luas e os alhos laminados a refogar em azeite. Quando alourar ligeiramente, adicione o alho francês em rodelas fininhas. Após 5 minutos, junte as cenouras raladas. Tempere com sal e pimenta (atenção ao sal do bacalhau).
Prepare o puré. Coza as batatas em água e sal. Quando estiverem cozidas, desfaça-as em puré, adicione o liquido da cozedura do bacalhau suficiente para que obtenha a consistência que mais gosta. Tempere de sal, pimenta, noz moscada e a manteiga.
Numa travessa própria para ir ao forno, coloque o preparado de bacalhau no centro. Polvilhe o com o pão ralado, deite a maionese por cima e coloque o puré a toda a volta.
Leve ao ao forno a gratinar.

Bom apetite!