Carne de Porco à Alentejana


E depois de mais uns dias sem receitas publicadas, depois de uns dias em família, com surpresas boas pelo meio, não houve tempo para tudo. Mas aqui estou eu de volta. E há tanta coisa para mostrar, há tanta coisa para fazer, tanta coisa para explicar, mas tem de ser uma coisa de cada vez. Ainda por cima, a correria no natal já começou... As compras, as prendas, a decoração, a lista das comidinhas, tanta coisa...
Mas há uma coisa que não pode passar à frente, a nossa alimentação. Assim, a sugestão de hoje é carne de porco à alentejana! Optem sempre por produtos Portugueses, de boa qualidade e o resultado final é bastante melhor.

Ingredientes para 4 pessoas

600g de carne de porco (da parte do cachaço é mais tenro)
0,5kg de amêijoas
500kg de batatas
2 limões
4 dentes de alho
1 colher de sopa de massa de pimentão
1 colher de sobremesa de mostarda
2 dl de vinho tinto
2 colheres de sopa de banha
1 molho de coentros
azeite q.b.
sal q.b.
pimenta q.b.

Modo de preparação:
Corte a carne em cubos médios (ou peça no talho para o fazerem) e coloque num recipiente de vidro. Tempere com 1 colher de chá de sal, a massa de pimentão, a mostarda, pimenta, sumo de 1 limão e o vinho. Mexa, envolvendo bem, tape com película aderente e guarde no frigorífico por 24h.
No dia seguinte, descasque as batatas, corte-as em cubos grandes coloque-as a fritar em óleo bem quente, até que fiquem bem douradas, mas sem deixar queimar.
Num tacho largo coloque azeite até que preencha o fundo, junte a banha e assim que esta derreter deite a carne, escorrida. Deixe em lume alto e vá mexendo sempre, virando a carne de todos os lados até que fique bem douradinha por fora. Deite a marinada da carne por cima, reduza o lume para médio e deixe tapado por 5 minutos.
Deite as amêijoas (já lavadas e escorridas) por cima, tape e deixe que abram.
Escorra bem as batatas, espalhe por cima da carne e das amêijoas e agite bem o tacho para que fique tudo bem envolvido.
Regue com sumo de meio limão, polvilhe generosamente com coentros e decore com a restante metade do limão.
Sirva de imediato!

Bom apetite!