Massa preta com gambas e ananás


Se me perguntarem quais os tipos de cozinha que mais gosto, além da portuguesa claro, talvez sejam a italiana e francesa. Na cozinha italiana, claro está, as massas, pizzas e algumas guloseimas. Na cozinha francesa, as sobremesas, claro! Em ambas, os queijos! Ai, ai... 
As próximas semanas, aqui no Pimenta às Riscas, serão temáticas, dedicadas a algum tema ou ingrediente. Claro que não os vou desvendar já, vão ter de esperar para ver... Mas antes disso e enquanto a água vai crescendo na boca, vamos dar inicio à semana da massa.
Esta semana vou deixar-vos os 4 pratos de massa que mais gosto. Massa é massa, mas estes 4 pratos são os meus predilectos!

Ingredientes para 4 pessoas:

1 pacote de esparguete preto
24 gambas 20/30
2 fatias largas de ananás dos Açores
2 dentes de alho
1 malagueta
1 cerveja 20cl
100g queijo Philadelphia
1 cálice de whisky
1 limão
azeite q.b.
sal q.b.
pimenta q.b.

Modo de preparação:
Aqueça água e quando ferver introduza o esparguete. Esteja atendo para que o deixe al dente.
Descasque os camarões, deixando apenas a cauda. Elimine a tripa. Tempere os camarões com um pouco de sal, pimenta e sumo de limão. Reserve.
Leve as cascas ao lume, alourando-as em azeite. Junte a cerveja, deixe em lume médio e vá esmagando com um pilão ou esmagador de batata. Deixe o álcool evaporar e o molho reduzir um pouco. Passe tudo na varinha mágica e coe muito bem com um passador de rede. Leve de novo ao lume, junte o queijo creme e mexa muito bem para que fique bem incorporado. Tempere com sal e pimenta a gosto e reserve.
Numa frigideira larga, deite um bom fio de azeite e os dentes de alho esmagados, mas ainda com a casca e a malagueta (seca ou fresca, como mais gostar). Quando aquecer, junte os camarões e deixe por 2 minutos sem mexer. Vire-os e junte o ananás em pedaços. Passados mais 2 minutos, junte o whisky e pegue fogo com cuidado. Deixe que este se apague sem mexer. Apague o lume, rectifique o tempero de sal, pimenta e sumo de limão.
Sirva massa com as gambas, o ananás e o molho.

Bom apetite!