Vitela à moda de Lafões

Durante anos, sempre que comia este prato, ficava absolutamente maravilhada com o seu sabor e com a carne incrivelmente tenra.
Não sei porquê mas nunca tentei sequer fazê-lo em casa nem sequer procurar como se fazia. Não sei se pensava que para obter um resultado daqueles, seria preciso um super truque da avózinha, super bem guardado no segredo dos deuses que eu nunca iria conseguir descobrir... enfim, limitava-me a comer no restaurante e pronto!
Até que um dia, num ataque de teimosia minha lá decidi pesquisar. O que encontrava não me fazia sentido nenhum e decidi perguntar a um cozinheiro que a faz também muito bem. E ele confirmou, é assim mesmo!
A fotografia não consegue de forma nenhuma transmitir a carne super suculenta, tenra e os sons à volta da mesa "hummm".
Prometam-me que vão experimentar!

Ingredientes para 6 pessoas:

1,5kg de vitela já limpa (aba da costela)
1 cebola grande
sal grosso (2% do peso da carne)
2 colheres de sopa de azeite
pimenta q.b.

Modo de preparação:
Limpe bem a carne, retirando todas as gorduras e cartilagens com uma faca bem afiada, ou peça no talho para o fazer. Pode também fazer com outra peça do animal, mas acredite que não é a mesma coisa, eu própria já confirmei.
Num recipiente de barro coloque no fundo a cebola em meias luas, o azeite e coloque a carne em pedaços por cima. Tempere com o sal e a pimenta e encha o recipiente com água até 3/4 da altura da carne.
Leve ao forno pré-aquecido a 200º e deixe por 2h30m, aproximadamente (aqui tem sido quase sempre 3h). Tem de ir virando os pedaços de carne que que cozinhem uniformemente e não queimem.
Para o acompanhamento pode escolher qualquer um porque combina perfeitamente: arroz, batatas assadas, puré de batata, batatas fritas... Desta vez foi o puré o eleito!

Bom apetite!