Esparguete à bolonhesa: O Meu!...



Sim, mais uma receita de bolonhesa, deve ser o que estão a pensar não? Provavelmente...
Mas, esta é a minha... Porque não gosto com muito tomate, porque não gosto com molhos de natas nem bechamel, porque não gosto com várias carnes, e por muitas outras coisas. Esta é a minha receita, que é feita desde há muitos anos e que nunca, nunca sobra!

Ingredientes para 6 pessoas:

1kg de carne de vaca de boa qualidade, picada.
2 cebolas
2 dentes de alho
4 tomates grandes bem maduros
1 limão
1 folha de louro
2 dl de vinho branco
1 molho de salsa
azeite q.b.
sal q.b.
pimenta q.b.
1 fatia de queijo parmesão

Modo de preparação:
Cubra o fundo de um tacho com azeite, junte a cebola e os alhos, ambos picados (gosto de picar à mão para não ficar com aquele líquido que se forma quando picamos na picadora...) e leve ao lume. Deixe a cebola começar a alourar, junte o louro e a carne. Agora é a parte importante: Mexa bem, com uma colher de pau, fazendo movimentos de como se estivesse a esmagar a carne contra ela própria, isto para que ela se desfaça mesmo toda muito bem sem que fiquem pedaços maiores. Tape, deixe por 2 minutos e volte a mexer bem. Repita este processo, sempre em lume médio até que veja que a carne está toda bem separada, bem miudinha.
Junte os tomates, sem pele, em pedaços, tempere com sal e pimenta a gosto, tape o tacho e mantenha o lume médio por mais 20m, mexa de vez em quando.
Passado este tempo, junte o vinho branco, reduza o lume para baixo e deixe que a carne fique bem estufada e tenra, o que pode demorar mais uns 20m, mexendo também de vez em quando.
Uns minutos antes de servir, adicione a raspa bem fina da casca do limão, o sumo do limão e a salsa picada.
Quando servir com o esparguete, que deve estar al dente, raspe o queijo parmesão, em lascas mais grossas e deixe que o calor da carne faça o resto....

Buon appetito!!