Bolo de Batata Doce



Estamos na época da batata doce, e há que a aproveitar porque é realmente boa... Cozida, assada, frita, em bolos ou mesmo pudins, é óptima!
E neste bolo, a grande diferença é o facto de o bolo ficar mais húmido. Não se sente o aroma da batata como se a estivéssemos a comer cozida ou assada, mas o travo está lá...
Experimentem!

Ingredientes:

500g de puré de batata doce
3 ovos médios
80g de manteiga sem sal
1+1/4 chávena de farinha
1+1/2 chávena de açúcar
200ml de leite 
100 de coco ralado
1 colher de café de baunilha
1 colher de sobremesa de fermento
açúcar em pó q.b.
canela em pó q.b.

Modo de preparação:
Aqueça o leite e deite por cima do coco ralado, mexa bem e deixe assim em infusão por 30 minutos.
Descasque as batatas, e coza-as em água com uma pitada de sal. Escorre e desfaça-as em puré.
Separe as gemas das claras e bata na batedeira  as gemas com a manteiga até obter um creme fofo. Junte o leite com o coco e a baunilha. Adicione o puré de batata e mexa com pouca velocidade até que fique tudo muito bem incorporado.
Bata as claras em castelo bem firme e junte-as delicadamente, com uma colher de pau, à mistura anterior, alternando com a farinha peneirada com o fermento.
Leve ao forno pré-aquecido a 180º, numa forma rectangular ou quadrada, com o fundo forrado com papel vegetal, por aproximadamente 40 minutos. Verifique se o bolo está cozido utilizado o teste do palito. Se este sair sem grumos, está pronto.
Desligue o forno, deixe o bolo ainda lá dentro, mas com a porta do forno aberta por 10 minutos. Depois, desenforme retire o papel vegetal e deixe arrefecer completamente.
Corte em quadrados e polvilhe com açúcar e canela em pó!

Vai resistir?