Torta de Chocolate e Limão


                    
Com o chocolate é difícil escolher a melhor combinação, limões, laranjas, framboesas, morangos... Sendo que os citrinos são os meus eleitos e hoje fica aqui uma dessas minhas combinações predilectas. Chocolate e Limão. Talvez pelo contraste de doçuras, não sei, mas adoro!

Ingredientes para 1 torta de 30 cm:

- Recheio de Limão
200g de açúcar amarelo
1,5 dl de sumo de limão
raspa de 2 limões
3 ovos
50g de manteiga sem sal

- Torta
100g de açúcar amarelo
40g de chocolate em pó
4 ovos
50g de farinha
3 colheres de sopa de água a ferver
1/2 colher de chá de fermento em pó

- Cobertura
100g de chocolate em barra
50ml de natas
nozes q.b.

Modo de Preparação:
Para o recheio de limão, leve ao lume um tacho pequeno com o açúcar, o sumo e a raspa de limão. Assim que o açúcar se dissolver, junte os ovos e mexa energicamente com uma vara de arames. Deixe ferver e engrossar um pouco, mexendo sempre. Retire do lume, junte a manteiga em pedaços e continue a mexer para que a manteiga de dissolva. Coloque no frigorífico para arrefecer enquanto prepara a massa.
Bata os ovos com o açúcar até obter um creme espesso e fofo. Junte a água.
Peneire a farinha com o fermento e o chocolate e junte ao preparado anterior, delicadamente.
Coloque numa forma rectangular (30x40cm) previamente forrada com papel vegetal e leve ao forno a 180º por 15 minutos aproximadamente.
Retire do forno, desenforme sobre um pano seco, polvilhado com açúcar, retire o papel vegetal e deixe a massa arrefecer tapada com um pano.
Para a cobertura derreta o chocolate com as natas em banho-maria.
Quando a massa arrefecer, coloque o recheio por cima espalhando bem, enrole com a ajuda do pano, coloque no prato de servir e deite a cobertura por cima.
Polvilhe com as nozes e delicie-se!

P.S: Pode coar o recheio, eliminando assim as raspas do limão. Deste modo o sabor não fica tão intenso. Mas eu gosto assim, além de ficar mesmo com o sabor a limão, gosto da textura que com que fica.