O meu Bacalhau com Natas

Foi um máximo! Tinham de ver, um máximo! A cara da M quando lhe disse o que era o almoço...
Passo a explicar: a M perguntou o que era o almoço e eu disse-lhe que era peixe com batatas no forno, porque sabia que ela costuma dizer que não gosta de bacalhau com natas.. Então ela comeu, repetiu, disse que era o melhor peixe com batatas que já tinha comido e eu disse que lhe dava a receita para fazer com a mãe em casa. Lá foi ela buscar o seu caderninho toda contente e eu disse-lhe: "o nome da receita é bacalhau com natas". De rir!

Ingredientes para 4 pessoas:

750g de bacalhau
2 cebolas grandes em rodelas finas
4 dentes de alho laminados
1,5 kg batatas
75g de queijo da ilha ralado
0,5dl de vinho branco
60g de manteiga
75g de farinha
4,5dl de leite
1 folha de louro
sumo de 1 limão
azeite q.b.
sal q.b.
pimenta q.b.

Modo de preparação:
Coza o bacalhau em água e leite (metade de cada), enchendo só até que fique coberto.
Retire as espinhas e lasque-o. Reserve 7,5 dl do caldo da cozedura.
Descasque e corte as batas em cubinhos e leve a fritar em óleo quente.
Numa frigideira larga deite o azeite suficiente para cobrir o fundo, as cebolas, os alhos e a folha de louro, deixe refogar sem alourar mexendo frequentemente. Junte o vinho branco e deixe evaporar.
Prepare o molho: derreta a manteiga num tacho, junte a farinha e mexa bem. Aos pouco junte o leite, mexendo sempre para que não ganhe grumos. Adicione o caldo da cozedura do bacalhau, o sumo de limão e deixe ferver. Retire do lume e tempere a gosto com sal, pimenta e noz-moscada (atenção que o caldo já é salgado...).
Ao refogado junte o bacalhau e mexe sempre até que esteja bem incorporado (sem desfazer completamente, mas também sem deixar grandes pedaços).
Por fim junte as batatas bem escorridas, mexa tudo rapidamente, retire do lume e deite num tabuleiro próprio para ir ao forno.
Deite o molho por cima, fazendo pequenas aberturas para o molho possa infiltrar bem. Polvilhe com o queijo ralado e leve ao forno pré aquecido a 180º, até alourar, aproximadamente 15 minutos.
Sirva com uma salada de alface.

Para quem não dispensa as natas, pode acrescentar ao molho 200ml de natas, retirando a mesma quantidade de leite, mas acreditem, se fizerem como indico não vão sentir a falta das natas...

Experimentem! Fico a espera das vossas opiniões...